terça-feira, 27 de abril de 2010

Importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Sociedade Actual.



O Mundo À Distancia De Um Click ...

E talvez um dia, quem sabe, o Universo também, à distancia de um simples click.


........Retrocedendo no tempo, talvez trinta anos, quando eu dei de caras com o primeiro pequeno computador!
Era um ZX Spectrum . Foi, segundo informações por mim retiradas da Internet, um dos mais influentes micro computadores europeus de 8 bits durante a década de 1980. Foi lançado em Inglaterra em 1982 pela companhia Sinclair Research.


........Esta pequena máquina infernal, mudou em mim a opinião sobre os computadores e a informática, pois os que conhecia até então, eram enormes máquinas, o que era de todo impensável ter um em casa . Escusado será dizer, que eu como curioso que sou, aderi por completo a esta causa. Daí até aos dias de hoje, nunca mais deixei estes objectos e, que diga-se de passagem, senti logo que iriam revolucionar o mundo.


.......Hoje, passados tantos anos, vejo-me envolvido mais que nunca neste conceito revolucionário e, que de facto confirma a minha opinião da altura, "esta coisa mudou mesmo o mundo".

.......As novas tecnologias de informação e comunicação, a sua utilidade , a sua necessidade na sociedade actual e a nossa exposição a elas.

O Que significa "TIC".

.........As tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, "Revolução Telemática" ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas garantidamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A imensa maioria delas se caracteriza por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som). Considera-se que o advento destas novas tecnologias (e a forma como foram utilizadas por governos, empresas, indivíduos e sectores sociais) possibilitou o surgimento da "sociedade da informação". Alguns estudiosos já falam de sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas.

São consideradas TICs, entre outras:

-Os computadores pessoais (PCs, personal computers).
-As câmeras de vídeo e foto para computador ou webcams.
-A gravação doméstica de CDs e DVDs.
-Os diversos suportes para guardar e portar dados como os disquetes (com os tamanhos mais variados), discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives, zipdrives e assemelhados.
-A telefonia móvel (telemóveis ou telefones celulares).
-A TV por assinatura.
-TV a cabo.
-TV por antena parabólica.
-O correio eletrónico (e-mail).
-As listas de discussão (mailing lists).
-A internet.
-A world wide web (principal interface gráfica da internet).
-Os websites e home pages.
-Os quadros de discussão (message boards).
-O streaming (fluxo contínuo de áudio e vídeo via internet).
-O podcasting (transmissão sob demanda de áudio e vídeo via internet).
-Enciclopédia colaborativa, a wikipedia, possível graças à Internet, à www e à invenção do wiki.
-As tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons.
-A captura eletrónica ou digitalização de imagens (scanners).
-A fotografia digital.
-O vídeo digital.
-O cinema digital (da captação à exibição).
-O som digital.
-A TV digital e o rádio digital.
-As tecnologias de acesso remoto (sem fio ou wireless).
-Wi-Fi.
-Bluetooth.


.
Os dados acima referidos, foram retirados da Wikipedia, com os quais concordo plenamente.


.
As Novas Tecnologias, vantagens e desvantagens.

Leitura efectuada no site abaixo indicado.

TIC-DC-VILAVERDE


Introdução aos sistemas de informação.



O impacto da tecnologia da informação na vida social.

O Mundo sem as Tecnologias de informação e comunicação.


FIM

1 comentário:

  1. O trabalho por si desenvolvido espelha o que era pretendido quando planifiquei a acção de formação para o seu grupo de trabalho. O blogue revela grande coerência estética com os critérios de usabilidade bem utilizados. Ao nível da navegação esta é intuitiva, no que respeita à qualidade e pertinencia dos Post's relativamente à temática são adequandos e para além do mais revelam a sua capacidade artistica, aproveitando e muito bem as potencialidades deste meio de comunicação poderoso que é a Internet, para divulgar os seus poemas.

    No que respeita ao comentário "obrigatório" adoptou uma abordagem muito original, retornando aos primordios do computador, todas as afirmações estão bem fundamentadas e apoiadas com as respectivas fontes bibliograficas. A organização das ideias está bem estruturada, apreciei a referência à terceira revolução industrial é sem dúvida um ponto incontornável quando abordamos a questão das TIC na Sociedade Actual. Desta forma e após analise cuidada dos objectos de avaliação, obteve uma pontuação de 99%, o que lhe confere um aproveitamento de Excelente.

    ResponderEliminar